dablink - coloque glitter nas fotos no orkut !

quarta-feira, maio 14, 2008

Dipolos

Antena Dipolo
A dipolo de ½ é provavelmente a mais simples antena utilizada pelos radioamadores, ela consiste de dois ¼ de comprimento de fio. Como mostrado, o dipolo tem uma performance melhor através da frente e costa de sua tela, mas terá um nulo (área reduzida/baixo rendimento) em qualquer lateral de seu monitor. Isto pode ser extremamente útil se você deseja operar Leste de estações ou Oeste de você, mas pode evitar interferência de estações para o Norte ou Sul (ou vice-versa).
Para uso omni-direcional, o dipolo deverá ser montado verticalmente, com o centro do cabo coaxial alimentando o fio que fica para o alto.
Como a impedância característica de uma antena dipolo de ½ é aproximadamente de 75ohms, pode-se ligar a mesma diretamente ao radio. Claro que, se trata de uma alternativa, mas pode alimentar o dipolo diretamente com o cabo de 50ohms. Porém, o melhor modo é usar um balun
(transformador equilibrado/desequilibrado) inserido no centro da antena. Este é o método preferido de construção, e normalmente tem uma melhor performance que o método de isolador central .
A impedância a um determinado ponto na antena é determinada pela relação da voltagem pela corrente àquele ponto. Por exemplo, se tiver 100 V e 1.4 A de RF a um ponto especificado em uma antena e se elas estiverem em fase, a impedância seria aproximadamente 71 Ohms.
O tamanho de uma antena dipolo de ½ depende do diâmetro do condutor utilizado, bem como da distancia da antena com relação ao solo e outros, onde o ideal seria acima de ½ em metros.
Abaixo, calcule aproximadamente o tamanho de sua antena dipolo de ½ para freqüências abaixo de 30 MHZ.

Antena dipolo dobrado
O Dipolo Dobrado é outra variação do Dipolo de 1/2 onda, mas tem uma banda passante um pouco maior quando comparada a um Dipolo de 1/2 onda. Há dois modos principais para construir a antena conforme mostrado acima.
Figo 1. Mostra o Dipolo Dobrado construído de arame. O raio dos fins realmente não importa muito, mas o que é importante é que a antena é alimentada com tira de 300 Ohms. Isto é porque o Dipolo Dobrado, como todos o outros dipolos, é uma antena equilibrada e tem um impedância de cerca de 250 ohms. Novamente, como todos os dipolos, um balun alimentado com cabo coaxial pode ser usado, mas ao contrário do dipolo de 1/2 onda ou o V " Invertido ", devem ser usados um balun de 4:1 e cabo coaxial de 75 Ohms.
Figo. 2 Mostra o método preferido de construção, com alimentador de 300 Ohms que é usado para a própria antena. Isto é porque é mais fácil de utilizar no cumprimento a mesma fita geminada. Não há nenhuma dificuldade com manter os dois comprimentos da antena separadamente, e eles sempre manterão na posição relativo para um ao outro.
Como a maioria dos radioamadores tem um acoplador de antena é muito mais barato, (muito mais simples) utilizar a fita geminada de 300 Ohms na antena e na descida e fica mais leve a montagem final da antena.

2 comentários:

Paulo Eduardo Resende disse...

bom dia,
voce teria o manual em portugues do FT 950 para nos ceder ? pode ser via email.
pp6pe@ig.com.br

Paulo Eduardo Resende disse...

bom dia,
voce teria o manual em portugues do FT 950 para nos ceder ? pode ser via email.
pp6pe@ig.com.br

Photobucket